Projeto para imprimir viseiras para doar a profissionais de saúde

Uma empresa portuguesa de impressão 3D alterou todo o planeamento produtivo para se dedicar 24 horas por dia à impressão 3D de máscaras de proteção, que já estão a ser distribuídas pelos profissionais do sistema de saúde. Assim, surgiu um projeto solidário em que todos podem contribuir.
Esta iniciativa surge no âmbito do projeto #SOSCOVID, que tem como objetivo produzir viseiras de proteção com recurso a impressoras 3D e assim doá-las à profissionais de saúde. Neste momento, a capacidade de produção é de duas mil viseiras por dia, mas a empresa está a trabalhar em dez moldes de injeção diferentes para serem disponibilizadas a outras fábricas e assim aumentar a produção para cinco mil unidades por dia.
Os hospitais, centros de saúde, bombeiros, polícias e militares que precisem de máscaras devem preencher um formulário disponibilizado no site do projeto.
É possível contribuir para o projeto tornando-se parceiro de produção, através de um donativo ou ainda doando diversos materiais, tais como PET, acrílico, policarbonato e elásticos.
Existem ainda pessoas a criar projetos pessoais onde são criados e disponibilizados ficheiros para importar e imprimir viseiras em impressoras 3D. No caso do projeto de Norberto Pires, professor na Universidade de Coimbra, foram disponibilizados dois modelos de impressão diferentes, em que a primeira versão protege o rosto e o pescoço, e a segunda, mais longa, protege também as orelhas. Estão ainda disponíveis as instruções de impressão e montagem dos modelos.
Outros artigos que lhe podem interessar