Ameaças à saúde global: CDC europeu e africano aprofundam colaboração

Imagem: mariohagen / pixabay

Responsáveis dos Centros de Controlo de Doenças da Europa e da África reuniram-se em Estocolmo para discutir o aprofundamento da colaboração em matéria de saúde global. Abordagem One Health (Uma Só Saúde) considerada essencial no combate à “pandemia silenciosa” da resistência aos antimicrobianos

A reunião, ocorrida em março, que juntou os líderes das duas agências (Pamela Rendi-Wagner do ECDC e Jean Kaseya, do CDC Africa) foi uma oportunidade para o ECDC e o CDC Africa fazerem um ponto de situação relativamente às áreas de cooperação e estudarem futuros esforços em prol da saúde global. As duas agências trabalham em conjunto desde 2021, ao abrigo de uma parceria financiada pela Comissão Europeia, no sentido de contribuir para a segurança em saúde em África e a nível global através do reforço da preparação e resposta a emergências e vigilância epidemiológica.

Em comunicado, o ECDC compromete-se a colaborar com o Africa CDC no desenvolvimento de uma força de trabalho ancorada no One Health (a estratégia europeia que reconhece a interligação entre saúde humana, animal e ambiente e apela a uma ação integrada em prol de melhores resultados), que entende ser uma abordagem essencial no combate à resistência aos antimicrobianos, fenómeno que a organização apelida de “pandemia silenciosa”, e que reconhece ser uma ameaça significativa á saúde e ao funcionamento dos sistemas de saúde nos dois continentes.

Para além das discussões sobre as colaborações técnicas, também se abordaram os surtos no continente africano e as ações que as duas agências estão a levar a cabo para reconstruir a confiança pública nas autoridades de saúde a seguir à pandemia de Covid-19.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.