Doenças cérebro e cardiovasculares estarão em debate a 21 de novembro em Lisboa

Para assinalar o balanço dos últimos dez anos de transformação nos cuidados às doenças cérebro e cardiovasculares, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, organiza o evento "Doenças cérebro e cardiovasculares em Portugal - Progresso clínico e organizacional na última década: o que mudou", a 21 de novembro de 2025, na Fundação Cidade de Lisboa

A sessão principal contará com um painel sobre as mudanças ocorridas na última década – na epidemiologia, na cardiologia, no diagnóstico e prevenção das doenças cerebrovasculares e na cardiologia pediátrica. Depois, será debatido o futuro da gestão em saúde cardiovascular, com temas como a transição digital na saúde cardiovascular e os registos clínicos e dados em saúde. Será também debatida a inovação em cirurgia cardíaca.

Para além da sessão principal, destacam-se os workshops. O primeiro será dedicado aos centros de responsabilidade integrada, com a abordagem das suas bases legais, o exemplo da cirurgia cardíaca em Coimbra e uma mesa-redonda sobre centros de referência e CRI. O segundo workshop será sobre dados em saúde e a forma de melhorar registos nacionais, abordando-se o caso da oncologia, do AVC e do papel da ciência de dados. O terceiro workshop será sobre a reabilitação, pretendendo-se discutir os modelos assistenciais para a próxima década.

Mais informação e inscrições em https://cerebrocardiovasculares.pt/programa/

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.