CHUCB aumenta capacidade dos cuidados intensivos

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) anunciou que terminou as obras de expansão e remodelação da unidade de cuidados intensivos, que permitiram passar de seis para 15 camas disponíveis.
“O projeto, agora integralmente concluído, permitiu aumentar em mais do dobro a capacidade instalada pré-pandemia, passando assim de seis para 15 o número de camas disponíveis em Medicina Intensiva, que incluem três quartos de isolamento com pressão negativa, sendo que dois destes já se encontravam concluídos e em funcionamento desde outubro de 2020”, apontou o CHUCB, em nota de imprensa.
Aquela unidade hospitalar explicou que o projeto também abrangeu equipamento e que teve como principais objetivos reforçar a capacidade instalada, tornar os espaços mais funcionais e diversificar e melhorar a qualidade dos cuidados prestados na área da medicina intensiva.
O projeto foi apoiado em 610.468,38 euros pelo “Programa de Financiamento Centralizado para Reforço da Resposta de Medicina Intensiva no âmbito da pandemia de covid-19”, na componente de infraestruturas.
Este aumento da capacidade permitirá consolidar a resposta à pandemia de covid-19, bem como a um expectável aumento da procura de cuidados de saúde altamente diferenciados por parte de doentes em estado crítico ou a carecer de sistemas avançados de suporte de vida.
O CHUCB referiu ainda que no pico da incidência de casos de internamento por covid-19 (janeiro de 2021) “já tinha efetuado um esforço considerável de afetação de camas e adaptação de espaços e equipas nesta área e inclusive tido em funcionamento três unidades de cuidados intensivos, recorrendo a espaços de outros serviços, de forma a dar uma resposta imediata à situação que, na altura, se vivia na região”.
“Porém, a resposta devidamente estruturada e integrada chega agora com a conclusão deste projeto, nas suas múltiplas vertentes de intervenção, reforçando assim a capacidade e qualidade da resposta hospitalar em termos de medicina intensiva e colocando esta unidade de saúde ao nível dos parceiros europeus, no que respeita a esta matéria”, acrescentou.
Outros artigos que lhe podem interessar