CHTMAD conta com novo procedimento no serviço de cardiologia

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) conta com um novo procedimento – a implantação de pacemaker epicárdico com apoio da cirurgia cardíaca.
Esta intervenção, disponível para doentes com insuficiência cardíaca e/ou diversas arritmias desde fevereiro, é encarada como alternativa terapêutica aos casos clínicos com contraindicação ou impraticabilidade de implantação de pacemaker convencional.
De acordo com o centro hospitalar, com o início deste procedimento, “único na região de Trás-os-Montes e Alto Douro”, os pacientes da área de influência do CHTMAD veem, assim, “melhorada a acessibilidade aos cuidados de saúde”.
Para o médico cardiologista Renato Margato, “este procedimento multidisciplinar, que conta com o apoio da cirurgia cardíaca e da anestesiologia, permite dar resposta a um grupo de doentes de risco que, até agora, teriam que se deslocar aos hospitais de referência no litoral”.
A aposta neste procedimento mais diferenciado constitui um reforço da visão de proximidade adotada por este centro hospitalar e da excelência na prestação de cuidados de saúde à população.
Outros artigos que lhe podem interessar