Arco Ribeirinho com videoconsultas para reforçar acesso
FOTO HILLSIDE7 / PIXABAY
Unidade da Baixa da Banheira, integrada na Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), iniciou a 25 de novembro um projeto de videoconsultas para ampliar o acesso a consultas de Medicina Geral e Familiar para utentes sem médico de família atribuído
De acordo com informações da ULSAR divulgadas pelo portal do SNS, estas consultas decorrem diariamente entre as 14 e as 20 horas, o que contabiliza mais de 36 consultas diárias.
Os médicos especialistas atendem os utentes à distância, mas antes disso estes passam por uma consulta de enfermagem presencial.
“Os cuidados de saúde primários são um pilar fundamental no seio do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pela relação de proximidade que estabelecem com os utentes, respondendo e acompanhando as necessidades de saúde da população”, destaca a Diretora Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da ULSAR, Anabela Ribeiro, citada pelo portal do SNS.
“A falta de médicos de família é um problema transversal a toda a região de Lisboa e Vale do Tejo. Só na unidade da Baixa da Banheira temos perto de 15 mil utentes sem médico de família atribuído, num universo de cerca de 20 mil utentes inscritos. Avançarmos com este projeto foi uma solução óbvia para o Conselho de Administração porque o principal são os utentes”, sublinha a responsável.
Outros artigos que lhe podem interessar