Unidade de Ensaios Clínicos do CHVNGE iniciou atividade

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) iniciou a formação da equipa da recentemente criada Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (Early Phase Clinical Trials Unit – EPCTU), um projeto desenhado e implementado em parceria com a empresa BlueClinical e apoiado pelas instituições integrantes do Centro Académico Clinico Egas-Moniz, em particular o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e o Centro Hospitalar Baixo Vouga.

De acordo com o consultor do Conselho de Administração do CHVNGE, Firmino Machado, a EPCTU será “exclusivamente dedicada à investigação clínica, contando com capacidade de internamento (cinco camas) e ambulatório, farmácia e laboratório dedicado, sendo um projeto único em Portugal, por ser a primeira unidade dedicada a qualquer área terapêutica, bem como pelo facto de ter a possibilidade de realizar internamento dos utentes”.

Com a criação desta unidade, esclareceu o consultor, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, realizando estudos de fase I (farmacocinética e farmacodinâmica) em populações especiais, como por exemplo insuficientes renais e insuficientes hepáticos estudos de fase II, de prova de conceito.