Tábua renova sistema de climatização do centro de saúde

O Centro de Saúde de Tábua vai beneficiar da renovação do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), num investimento de cerca de 250 mil euros, no âmbito da descentralização de competências.

“Desde a primeira hora, o Município de Tábua achou que seria pertinente aceitar a transferência de competências, mais para dar qualidade aos munícipes para ajudar a que o Serviço Nacional de Saúde também fosse prestado, de uma forma com condições elevadas”, disse à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

De acordo com o autarca, um dos problemas identificados, desde há muito, no Centro de Saúde de Tábua passa pela existência antiga de um sistema de aquecimento e de arrefecimento da temperatura naquele local, disponível para médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais e utentes.

“Sabemos perfeitamente que quem se desloca ao Centro de Saúde está sempre num elevado grau de stress, fruto da sua doença ou da sua fragilidade física e, portanto, o Município de Tábua fez uma candidatura, também no sentido de sinalizar e de priorizar, com a comparticipação devida do próprio município”, a instalação de um novo sistema AVAC, referiu Ricardo Cruz.

O sistema AVAC visa aquecer e arrefecer todo o edifício, através de tubagem que possibilita a circulação do ar.

Esta ação irá possibilitar “um conforto térmico, de climatização, de elevada qualidade, resolvendo os constrangimentos” pela falta do sistema.

“Um edifício sem aquecimento é sempre incómodo”, sobretudo “quando as pessoas estão doentes”, realçou o autarca.

Neste momento, o processo está em fase “de audiência, digamos assim, ou de reclamações, para adjudicarmos” a obra, depois, à “melhor proposta”, concluiu.

A intervenção, de cerca de 250 mil euros, ficará concluída num período estimado de dois a três meses.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.