Suporte à deteção de pólipos na colonoscopia com marcação CE

A FUJIFILM Europe GmbH lançou uma nova função conhecida como "CAD EYE", desenvolvida pela FUJIFILM Corporation para oferecer suporte à deteção em tempo real de pólipos do cólon durante a colonoscopia. O CAD EYE, com marcação CE, utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial médica da Fujifilm, REiLI. A organização de I&D em processamento de imagem da Fujifilm possibilita o desenvolvimento rápido de novas soluções.

A funcionalidade do CAD EYE estará disponível no software EW10-EC01 e na unidade de expansão compatível EX-1, em combinação com o sistema Fujifilm ELUXEO 7000.

No sentido de responder ao desafio de melhorar a deteção de lesões, a Fujifilm tem trabalhado no desenvolvimento de tecnologias de processamento de imagem, como o Linked Color Imaging (LCI) e o Blue Light Imaging (BLI), utilizando comprimentos de onda específicos da luz para apoiar a detecção e caracterização precoce do Cancro Colorretal (CCR).

“É com satisfação que anuncio o lançamento da função de detecção CAD EYE. Estou convencido de que, com este novo desenvolvimento, alcançaremos a nossa visão de reduzir a incidência de cancro colorretal e mortalidade de pacientes. Paralelamente, reduzimos o impacto económico associado ao rastreio e cuidados posteriores, resultantes dessa doença devastadora”, diz Takakazu Sakashita, Senior Vice-President da Divisão de Sistemas Médicos da FUJIFILM Europe GmbH.

“O CAD EYE foi “treinado” com um supercomputador instalado no centro global de tecnologia de IA da Fujifilm, em Tóquio, com recurso a uma imensa quantidade de imagens clínicas obtidas a partir de sistemas de endoscopia da Fujifilm”, explica Takemasa Kojima, vice-presidente de vendas e marketing da FUJIFILM Europe GmbH, Sistemas de Endoscopia. “Isso garante que o CAD EYE seja um suporte de deteção personalizado, compatível com o sistema ELUXEO. É fácil de usar, simples e intuitivo: uma ferramenta de suporte excelente e eficaz durante longas horas na sala de exames, com o objetivo de melhorar a detecção de lesões no cólon", conclui.

A detecção CAD EYE é ativada automaticamente durante a colonoscopia, em modo Luz Branca ou LCI para oferecer suporte à deteção de lesões em tempo real. A interface visual, simples e muito intuitiva, de acordo com a Fujifilm, facilita a utilização, não interfere na imagem endoscópica e minimiza o movimento dos olhos dos operadores.

Quando um pólipo suspeito é detetado na imagem endoscópica, uma Caixa de Deteção indica a área em que essa deteção ocorre e um Círculo de Assistência Visual é evidenciado. Adicionalmente, é emitido um alerta auditivo (um som).

O cancro colorretal é o terceiro tipo de cancro mais comum a seguir aos do pulmão e da mama. Em termos de número de casos é a segunda causa de morte por cancro, sendo a primeira a do pulmão (dados OMS1*). E para reduzir a incidência desta doença, a colonoscopia é amplamente considerada o “gold standard” para a deteção de neoplasia do cólon, lembra a Fujifilm. No entanto, erros na deteção colonoscópica de neoplasia, incluindo pólipos e cancro, estão bem documentados e a melhoria da taxa de detecção destas lesões tem sido um dos principais tópicos no campo da gastroenterologia.2*,3*

(1*) OMS:  www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cancer

(2*) DOUGLAS K. REX, et al.  Colonoscopic Miss Rates of Adenomas Determined by Back-to-Back Colonoscopies, GASTROENTEROLOGY 1997;112:24-28

(3*) Ann G. Zauber, et al. Colonoscopic Polypectomy and Long-Term Prevention of Colorectal-Cancer Deaths, The NEW ENGLAND JOURNAL of MEDICINE   2012 ; 366:687-696  DOI: 10.1056/NEJMoa1100370