CHUC com processo de modernização clínica e administrativa

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) vai implementar, dia 23 de novembro, o sistema de informação SONHO v2/SClinico, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Estes sistemas informáticos sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e o processo clínico eletrónico.

A iniciativa faz parte de um processo de modernização tecnológica que o CHUC pôs em marcha para melhorar o atendimento aos utentes, agilizar os processos de trabalho dos profissionais e integrar informação clínica com os centros de saúde e com os hospitais da região centro.

Este processo de modernização está apoiado em três candidaturas ao SAMA 2020 num total de 5 milhões de euros, 85 por cento dos quais comparticipados.

O SONHO v2 começou por ser implementado no Hospital da Horta, nos Açores, em 2016, tendo depois sido implementado noutros hospitais de várias regiões do país. Tem como objetivo melhorar a qualidade e acessibilidade dos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais.

Em Coimbra, a par do SONHO v2, será também implementado o SClinico, igualmente presente noutras unidades do SNS. Através desta ferramenta, será possível aceder à informação clínica do utente, utilizar e partilhar dados com profissionais de saúde e sistematizá-los, homogeneizando práticas e informação recolhida a nível nacional, com o objetivo de tornar a atuação dos profissionais mais eficaz e eficiente. O sistema permite fazer registos diários, inserir relatórios de alta, submeter pedidos de colaboração a outros profissionais, requisitar transportes não urgentes ou marcar e desmarcar consultas.

O processo de modernização do CHUC inclui ainda fusão de sistemas de informação, substituição de hardware obsoleto, gestão documental, cibersegurança, quiosques eletrónicos (pré-atendimento do utente com efetivação de chegada sem ter que passar pelo secretariado, leitura do cartão do cidadão/utente, sistema automático de chamada, entre outras funcionalidades), a criação de um Portal e APP do utente (mychuc@utente) que disponibiliza várias funcionalidades, como a alteração/atualização de dados pessoais, plano de cuidados, boletim de vacinas, comprovativos de presença, resumo dos episódios de saúde, histórico de medicação, lista de contactos dos seus médicos, consulta de lista de inscritos para cirurgia e consulta.