Serviço de Urgência de CHVNG/E já entrou em funcionamento

A nova Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), que permite um aumento de capacidade de atendimento de 50 por cento, entrou em funcionamento esta sexta-feira.

O novo Serviço de Urgência tem cerca de cinco mil metros quadrados, e faz parte da fase B do plano de obras do CHVNG/E.

Somando o investimento em obras numa enfermaria com capacidade para 30 camas, esta empreitada custou cerca de 13 milhões de euros, dos quais cerca de seis milhões são fruto de financiamento comunitário.

A nova Urgência do CHVNG/E poderá acolher mais de 200 doentes em simultâneo, sendo que a área das pulseiras amarela terá capacidade para 27 doentes e a laranja para 37, a sala de observação para 14, a área de ortotrauma para 10, somando-se quartos de isolamento para três adultos e uma criança.

Paralelamente decorrem as obras da nova unidade de cuidados intensivos, obra orçada em 3,3 milhões de euros que fazia parte da fase C de obras do plano de reestruturação do CHVNG/E, mas foi antecipado devido à pandemia da Covid-19.