Serviço de Pneumologia no CHTS já se encontra a funcionar

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) já se a encontra a funcionar nas novas instalações do Hospital Padre Américo, em Penafiel, garantindo uma maior capacidade de resposta, mais qualidade e segurança para profissionais e utentes.

Com um investimento de aproximadamente um milhão de euros, a ampliação da área dedicada à Pneumologia trouxe melhorias à Unidade de Broncologia e Técnicas e à Unidade de Função Respiratória.

“No novo espaço de Pneumologia é possível, agora, ter em proximidade os gabinetes de consulta externa e todas as salas de exames complementares que antes se encontravam em áreas diferentes e afastadas. Trata-se de uma melhoria significativa, que evita a necessidade de deslocações a outros espaços do hospital”, lê-se em comunicado divulgado pelo CHTS.

Com mais gabinetes e equipamentos para as provas de Função Respiratória, a capacidade de resposta será maior, sendo também possível retomar alguns exames que estavam suspensos pelo contexto Covid-19, dadas as exigências específicas de um doente por sala.

Também agora passa a existir uma sala de exames para os doentes de idade pediátrica, retomando assim a resposta ao Serviço de Pediatria que esteve suspensa por causa do contexto pandémico.

Nos exames de Broncoscopia, a sala das novas instalações é agora mais espaçosa e tem sala anexa para recuperação do doente.

Foram ainda criadas condições para estudos mais diferenciados do sono, ou seja, estudos tipo 1, nos quais o doente poderá passar a fazê-lo no CHTS, com internamento de uma noite, em vez de recorrer a uma entidade externa e fora da região.