Psiquiatria da Infância do CHUSJ tem novas instalações

O Serviço da Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) passou a receber, a partir de 14 de setembro, todas as crianças, jovens e as suas famílias em ambiente pediátrico, que assim passam a aceder a cuidados de saúde na mesma área que as restantes crianças e jovens utentes do São João.

Este novo espaço localiza-se no Centro de Ambulatório (Setor K7) e irá dispor de gabinetes onde decorrerão consultas médicas, psicológicas, sociais e as intervenções de enfermagem e de técnicos de saúde, num espaço que irá facilitar a atividade multidisciplinar.

O Hospital de Dia, que contará com dimensões e equipamento apropriados, irá ser dinamizado pela terapia ocupacional em conjunto com outros técnicos, contemplando avaliações, intervenções, grupos terapêuticos e ainda ações dirigidas a crianças e famílias com necessidades complexas, designado pela equipa como Espaço Família.

Esta área incluirá também um espaço de espera para crianças e jovens que necessitem de um ambiente mais tranquilo ou reservado.

No ano de 2021, o serviço realizou 1 033 primeiras consultas médicas e 4 678 consultas subsequentes, proporcionou 664 sessões em Hospital de Dia e efetuou 19 visitas domiciliárias.

O serviço tem recebido, nos últimos 17 meses, um aumento sustentado de pedidos de primeira consulta, com uma taxa de crescimento de cerca de 48 por cento.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.