Psiquiatria da Infância do CHUSJ tem novas instalações

O Serviço da Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) passou a receber, a partir de 14 de setembro, todas as crianças, jovens e as suas famílias em ambiente pediátrico, que assim passam a aceder a cuidados de saúde na mesma área que as restantes crianças e jovens utentes do São João.

Este novo espaço localiza-se no Centro de Ambulatório (Setor K7) e irá dispor de gabinetes onde decorrerão consultas médicas, psicológicas, sociais e as intervenções de enfermagem e de técnicos de saúde, num espaço que irá facilitar a atividade multidisciplinar.

O Hospital de Dia, que contará com dimensões e equipamento apropriados, irá ser dinamizado pela terapia ocupacional em conjunto com outros técnicos, contemplando avaliações, intervenções, grupos terapêuticos e ainda ações dirigidas a crianças e famílias com necessidades complexas, designado pela equipa como Espaço Família.

Esta área incluirá também um espaço de espera para crianças e jovens que necessitem de um ambiente mais tranquilo ou reservado.

No ano de 2021, o serviço realizou 1 033 primeiras consultas médicas e 4 678 consultas subsequentes, proporcionou 664 sessões em Hospital de Dia e efetuou 19 visitas domiciliárias.

O serviço tem recebido, nos últimos 17 meses, um aumento sustentado de pedidos de primeira consulta, com uma taxa de crescimento de cerca de 48 por cento.