Obra no bloco operatório do HFZ-Ovar aguarda decisão do Tribunal de Contas

A obra de reabilitação, remodelação, ampliação e respetivo apetrechamento do Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), um investimento global na ordem dos 3,3 milhões de euros, encontra-se a aguardar decisão do Tribunal de Contas (TC).

Para o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, “este será o passo decisivo para a concretização de um sonho, resultado de um enorme esforço e luta de muita gente em torno de uma obra da maior importância para o hospital e para toda a comunidade vareira que o governo viabilizou”.

O contrato da empreitada, assinado recentemente, foi submetido no dia 29 de junho ao TC para fiscalização prévia e obtenção do visto para posterior consignação.

O dirigente refere que esta obra irá melhorar “de forma significativa” o serviço prestado à população, acrescentando que demonstra que a tutela “conta com este equipamento hospitalar para contribuir para a prestação de cuidados de saúde no contexto do Serviço Nacional de Saúde”.

Os encargos totalizam até 2023 – para a obra e equipamento – cerca de 3,3 milhões de euros, investimento que conta com apoio comunitário máximo de 2,5 milhões de euros, enquadrado no Programa Operacional Regional – Centro 2020.

Está previsto que ainda no ano 2023 se comecem a operar os primeiros doentes na nova sala de bloco operatório.