Novo Hospital de Lisboa previsto para 2023

Em entrevista à Agência LUSA, a presidente do Centro Hospitalar Lisboa Central, Rosa Valente, adiantou como data desejável para que o Novo Hospital de Lisboa esteja pronto a funcionar o ano de 2023.

O futuro Hospital de Lisboa Oriental «tem mesmo de ser uma realidade», porque a estrutura do São José e dos Capuchos já não aguenta muito mais tempo e a nova unidade trará ainda um aumento de produção, referiu Rosa Valente, que adiantou ainda a existência de um concurso público internacional para a construção e manutenção do futuro Hospital de Lisboa Oriental.

O concurso público internacional visa a concessão e construção do novo hospital em regime de Parceria Público-Privada, mas não na gestão clínica.
A instalar em Marvila numa área de 180 mil metros quadrados, o novo Hospital de Lisboa Oriental terá uma capacidade mínima de 875 camas e irá representar um investimento de cerca de 330 milhões de euros para o operador privado e, para o Estado, estima-se uma renda anual que poderá rondar os 16 milhões de euros durante 27 anos do contrato.

O Centro Hospitalar de Lisboa Central foi criado em 2007 e integra os Hospitais de S. José, dos Capuchos, Santa Marta, D. Estefânia e Maternidade Dr. Alfredo da Costa.