30 novas USF em 2018

Serão 30 as Unidades de Saúde Familiar de modelo A a constituir em 2018, segundo despacho do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde de 1 de fevereiro.

O despacho fixa ainda que durante o quarto trimestre de 2018 transitam do modelo A para o modelo B até 20 USF.

Recorde-se que o número de USF a constituir é estabelecido, anualmente, por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde.

Modelos organizacionais das USF

As USF dividem-se em três modelos organizacionais: A, B e C.

  • Modelo A. Corresponde, na prática, a uma fase de aprendizagem e de aperfeiçoamento do trabalho em equipa de saúde familiar, ao mesmo tempo que constitui um primeiro contributo para o desenvolvimento da prática da contratualização interna. É uma fase indispensável nas situações em que esteja muito enraizado o trabalho individual isolado e/ou onde não haja qualquer tradição nem práticas de avaliação de desempenho técnico-científico em saúde familiar.
  • Modelo B. É o indicado para equipas com maior amadurecimento organizacional onde o trabalho em equipa de saúde familiar seja uma prática efetiva e que estejam dispostas a aceitar um nível de contratualização de patamares de desempenho mais exigente.
  • Modelo C. Tem como característica a existência de um contrato programa. Podem ser equipas do setor público ou pertencerem ao setor privado, cooperativo ou social. Trata-se de um modelo experimental com caráter supletivo a regular por diploma próprio.

(Fonte: ACSS)

Consulte o despacho em https://dre.pt/application/file/a/114609371

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.