Nova maternidade de Coimbra vai ser construída nos Hospitais da Universidade

A nova maternidade de Coimbra vai ser construída no polo dos Hospitais da Universidade, anunciou o presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos.

O anúncio da construção da nova maternidade (serviços de obstetrícia e neonatologia) decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, numa cerimónia que juntou o presidente do CHUC e o novo presidente do município, José Manuel Silva, que tomou posse a 18 de outubro.

O local “é, como não poderia deixar de ser,” e como a administração do CHUC sempre defendeu, na “ligação física a uma unidade hospitalar que assegure o apoio perinatal altamente diferenciado e essa unidade são os HUC [Hospitais da Universidade de Coimbra]”, afirmou Carlos Santos.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, o concurso para o projeto de arquitetura foi lançado a 19 de outubro e o presidente do CHUC espera que a maternidade possa ser inaugurada em dezembro de 2024.

A estimativa quanto ao custo de investimento será de 38 milhões de euros para a infraestrutura e 6,8 milhões de euros em equipamento.

O presidente do CHUC realçou que a construção da nova maternidade estará integrada numa aposta no descongestionamento do trânsito nos HUC e salientou que o centro hospitalar vai avançar com a requalificação de todo o parque de estacionamento.

O plano tem também em conta o acesso do Metrobus aos HUC, assim como um aumento em 20 por cento nas consultas realizadas nos Covões, que vai retirar em média mil pessoas por dia dos Hospitais da Universidade.