Sistemas de climatização para grandezas variáveis apresentados em livro

Foi lançado um novo livro intitulado “Sistemas de Climatização – com Volume de Ar Variável e Caudal de Água Variável”, que aborda sobretudo os sistemas de climatização do tipo ar e onde as prioridades são a eficiência e a economia de energia.

Apesar de também fazer referência aos sistemas de AVAC cujas grandezas são constantes – tais como os caudais de ar, caudais de água, as respetivas pressões, as velocidades de rotação de bombas, entre outros – este não é o principal foco do livro, pois trata-se de um sistema antigo.

O livro vem ajudar o leitor a compreender os sistemas de climatização atuais que são adaptados às necessidades das instalações em tempo real, de forma a garantir uma melhor eficiência energética. Neste tipo de AVAC, cujas grandezas são variáveis, a carga térmica, o número de ocupantes e o período de funcionamento são fatores considerados. O livro encontra-se organizado em duas partes e aborda a temática nas vertentes aeráulica, hidráulica e de controlo.

O livro é da autoria do engenheiro Rui Cavaca Marcos, membro senior da Ordem dos Engenheiros, perito qualificado do SCE/RCESE e vogal da Comissão Técnica da EFRIARC. Já é possível adquirir a obra através do site oficial de venda.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.