Inaugurada USF Godinho de Faria em Matosinhos

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Godinho de Faria, em Matosinhos, foi inaugurada a 17 de fevereiro pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que assinalou também o arranque da obra da USF Progresso, em Perafita.

A USF Godinho de Faria, anteriormente denominada Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de S. Mamede, está a funcionar como USF desde 1 de fevereiro e presta cuidados assistenciais a 17 mil utentes. Destaca-se, ainda, pelo percurso inédito de passar diretamente de UCSP a USF modelo B.

Com este equipamento, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos passou a contar, a partir de 1 de fevereiro, com 12 Unidades de Saúde Familiar.

Na sua intervenção, Manuel Pizarro referiu que “a criação de mais uma Unidade de Saúde Familiar, a USF Godinho de Faria, é uma prova do enorme benefício que este modelo inovador representa para a saúde das populações”.

“Os Cuidados Primários de Saúde são a porta de entrada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para que isso aconteça e, seja a primeira opção natural dos cidadãos, é certo precisarmos de edifícios funcionais, dotados de condições e acessibilidade. E para isso temos um ambicioso Plano de Recuperação e Resiliência para a Saúde e que está também em marcha”, destacou o governante.

O ministro da Saúde sublinhou que “são 1,3 mil milhões de euros de investimento para requalificar os serviços públicos de saúde, sendo destinados 466 milhões aos cuidados de saúde primários”, um investimento que visa “garantir mais respostas, para melhorar o acesso, a qualidade e a eficiência dos cuidados de saúde primários prestados, completando a cobertura nacional dos programas de rastreio de base populacional”.

Na deslocação a Matosinhos, Manuel Pizarro assinalou, também, o arranque da construção da USF Progresso, uma unidade que vem dar uma resposta de saúde de proximidade à população residente na União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

O ministro referiu que “este projeto de construção avança graças ao investimento e à boa decisão de investimento das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, num investimento superior a 1,7 milhões de euros”.

Esta nova unidade vai dar resposta a 15 mil utentes, através de uma equipa multidisciplinar composta por oito médicos, oito enfermeiros e sete secretários clínicos, entre outros serviços e especialidades. Este projeto resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, que cedeu o terreno para a sua construção.

“Esta nova USF Godinho de Faria, aqui em São Mamede Infesta, e a construção da USF Progresso, em Perafita, representam mais condições e oportunidades para fazer mais, para desenvolver projetos inovadores e para termos um SNS cada vez mais próximo dos cidadãos”, concluiu Manuel Pizarro.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.