Inaugurada nova USF em Benfica para dar resposta a 30 mil utentes

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, a 8 de março, a nova unidade de saúde familiar da Fonte Nova, em Benfica.

O novo edifício, construído de raiz, permitiu modernizar esta resposta em proximidade, que vai servir mais de 30 mil utentes da Unidade de Saúde Familiar Rodrigues Migueis, e da Unidade de Saúde Familiar Monsanto, ambas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte.

A nova unidade de saúde conta com vários gabinetes de consulta médica, gabinetes de enfermagem, salas de tratamento, sala de exames, sala de saúde oral, sala de movimento, além de gabinetes para o funcionamento da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do ACES Lisboa Norte.

“Este equipamento faz parte de um programa muito vasto, que começou em 2017 e que prevê a construção de 14 novos equipamentos de saúde na cidade de Lisboa. Estão já seis em funcionamento, e dois praticamente prontos”, destacou o ministro da Saúde.

“As novas instalações tratam doentes e permitem resolver o problema das pessoas que não têm médico de família? Diretamente não, mas indiretamente sim, porque é muito mais fácil atrair profissionais para instalações modernas, em que as pessoas se sentem bem, e em que os circuitos decorrem de forma confortável”, acrescentou Manuel Pizarro.

A obra, financiada pela Câmara Municipal de Lisboa, é fundamental para a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde primários prestados no concelho de Lisboa e, consequentemente, para o aumento da satisfação de utentes e profissionais de saúde.

O novo edifício irá dispor de um espaço físico com acessibilidade para todos os utentes, bem como de um ambiente físico moderno e atrativo para novos médicos especialistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e pessoal administrativo, uma vez que contempla amplos espaços para os gabinetes médicos, de enfermagem, salas de tratamento, apoio psicólogo, serviço social e secretariado clínico.

“Esta unidade vai também permitir alargar o quadro de recursos humanos da USF Monsanto, que irá dar resposta ao polo do Bairro da Boa Vista”, lembrou o ministro da Saúde, que enquadrou a inauguração num trabalho mais vasto de reforço dos cuidados de saúde primários em todo o país que já permitiu, por exemplo, criar 23 novas USF de modelo B, só este ano.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.