Inaugurada nova unidade de saúde em Aveiro

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou a requalificação da unidade de saúde de Eixo, na freguesia aveirense de Eixo e Eirol.

O ministro da Saúde sublinhou que o novo espaço – cuja intervenção custou mais de meio milhão de euros e foi co-financiada por verbas comunitárias – trará mais conforto aos utentes, permitindo também atrair profissionais de saúde.

No último concurso de recrutamento de médicos de família, nove em cada dez jovens especialistas ficaram a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que em junho permitiu uma redução de 9,3 por cento no universo de utentes sem médico de família atribuído, vincou o ministro da Saúde. Na região Centro, verificou-se uma redução de 20 por cento nos utentes sem médico, tendo baixado de 257 mil para cerca de 204 mil.

Na visita a Aveiro, o ministro da Saúde assegurou que a modernização do SNS na região vai continuar com uma intervenção projetada para um novo centro de saúde, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, e que permitirá complementar as atuais instalações.

Está também garantida a ampliação do Hospital de Aveiro, com um montante inicial de 30 milhões de euros no âmbito do Portugal 2030. O concurso para o projeto já está a ser finalizado e o Ministro da Saúde deixou a expectativa de que no próximo ano será possível lançar o concurso da obra.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.