Hospital de Pombal vai ter nova unidade de convalescença

Fotografia: Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai contar uma Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal, com capacidade para 16 camas.

De acordo com a nota de imprensa divulgada, esta unidade conta com um investimento previsto de mais de 800 mil euros e com o cofinanciamento de 500 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020.

Esta unidade tem como objetivo o “tratamento e supervisão clínica, continuada e intensiva, para cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar, recorrência ou descompensação de processo crónico, que possibilite a recuperação e incremento da qualidade de vida dos doentes”.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, “o desenvolvimento desta unidade possibilita a referenciação mais precoce para cuidados de reabilitação, com importante impacto na prevenção de sequelas de imobilidade e na concretização dos objetivos clínicos, relativos à cognição, deglutição, função sensitivo-motora, função cardiorrespiratória, bem como na recuperação funcional, ganhos de autonomia e de qualidade de vida”.

A futura intervenção, com a duração prevista de aproximadamente dez meses, integra a reconversão e adaptação de um piso no Hospital de Pombal, antigo internamento de Cirurgia Geral, que terá quartos, gabinetes médicos e de enfermagem, uma zona de apoio a tratamentos de fisioterapia, ginásio e sala de convívio.

“É expectável o tratamento anual médio de 175 doentes nesta unidade de internamento”, assumiu o CHL, que disse acreditar que a nova valência trará “claros benefícios clínicos, já que estará localizada numa área geográfica sem resposta neste setor”.

A Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença possibilitará ainda o crescimento do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, que se traduzirá num aumento de resposta ao nível dos cuidados de reabilitação aos doentes do ambulatório.