Hospital Central e Universitário da Madeira

Fotografia: Governo Regional da Madeira

O Hospital Central e Universitário da Madeira (HCUM) representa uma necessidade para a Região da Madeira e virá colmatar algumas insuficiências na prestação de cuidados de saúde, no âmbito do SNS, nesta Região Autónoma.

O HCUM está organizado por espaços funcionais e por departamentos, é um hospital fim de linha, é universitário, só não tem a especialidade de grandes queimados.

O HCUM é expansível na vertical, na área de internamento (o Heliporto fica dois andares acima) e na horizontal e na vertical, na área do ambulatório. Os cálculos de estrutura e de segurança tiveram em atenção esta premissa de eventual expansão. Junto das escadas haverá um ducto vertical para instalações especiais.

O HCUM tem circuitos totalmente distintos, para limpos e sujos e para doentes internos e externos.

São circuitos unidirecionais, isto é, as entradas e saídas dos doentes são distintas, os doentes entram por uma porta de acesso ao espaço funcional ou departamento e saem por outra onde se fará o controlo de saída. (…)

Por Dírio Ramos, Engenheiro Eletrotécnico

Artigo completo na TecnoHospital nº122, mar/abr 2024, dedicada ao tema 'Construção Hospitalar'