Hospital do Algarve vai ter Centro de Procriação Assistida

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou no Dia Mundial da Saúde, durante a Comissão de Saúde, a criação de um Centro de Procriação Medicamente Assistida no Algarve, com o objetivo de melhorar o “acesso a estes tratamentos nesta região e na periferia”.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) tem estado a trabalhar com o Ministério da Saúde no sentido de garantir que o projeto esteja implementado até ao final de 2021, pretendendo dar uma resposta efetiva à população do Algarve e do Alentejo e integrar a rede de referenciação.

De acordo com a presidente do Conselho de Administração Ana Castro, a criação deste centro já estava prevista no Plano Estratégico. “Neste momento, estamos a trabalhar com os Serviços de Ginecologia e de Obstetrícia do CHUA nas unidades hospitalares de Faro e de Portimão, para que possamos otimizar a equipa e garantir que a temos pronta para poder avançar com o projeto”, avançou a presidente.

“Simultaneamente, estamos a avaliar os espaços para podermos colocar os equipamentos e já temos as plantas de outros centros que foram criados recentemente para utilizar como modelo. Pedimos autorização para podermos avançar, porque carece de uma rede de referenciação, e a tutela concordou que se avançasse”, acrescentou.

De acordo com Ana Castro, os elementos da equipa que vão integrar este centro já se encontram identificados pelo seu perfil de diferenciação na área. “Com esta resposta, o Algarve deixar de estar dependente de outros centros e passar a ser uma resposta efetiva para a população do Sul”, concluiu.