Deputados recomendam investimento em hospitais no Alentejo e Algarve

A Assembleia da República recomendou ao Governo a tomada de medidas que viabilizem o início da construção, ainda em 2018, do novo hospital central público de Évora. Os deputados pedem ainda a construção célere do novo hospital de Lagos e a ampliação do Hospital de Beja.

No caso de Évora, os deputados recomendam que, no prazo de dois meses, o Governo subscreva integralmente o capital social do Hospital do Espírito Santo de Évora previsto no projeto de construção do novo hospital central público do Alentejo definido desde 2009, e defina um cronograma para a construção do novo hospital que assegure a abertura do concurso público até agosto de 2018 e a adjudicação da construção até junho de 2019, assumindo o montante e as fontes de financiamento (comunitário). O lançamento da empreitada e o licenciamento do projeto devem, para os deputados, ser feitos ainda este ano.

No que respeita ao hospital de Lagos, a Assembleia da República entende ser necessário construir instalações novas, modernas e adequadas, ao mesmo tempo que se salvaguarda o modelo público na gestão e construção.

Remodelação e ampliação do Hospital de Beja

Os deputados pretendem que seja definido um cronograma para a remodelação e ampliação deste hospital, que implique a abertura de concurso público no prazo de um ano, assumindo o Governo o investimento e fontes de financiamento, também através da mobilização de fundos comunitários.

À semelhança do caso de Évora, também aqui os deputados recomendam a criação de um mecanismo de acesso público dos cidadãos a toda a informação atualizada sobre os respetivos procedimentos, através de meios eletrónicos.