Criada Unidade Funcional de Neurofisiologia no CHL

Os Serviços de Neurologia e de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criaram a Unidade Funcional de Neurofisiologia, que visa a avaliação de doenças do sistema nervoso periférico e central, nomeadamente através da realização de eletromiografias e potenciais evocados.

De acordo com o CHL, estes exames podem ajudar no diagnóstico de lesões dos nervos, músculos, placa neuromuscular, medula e tronco cerebral, patologias que frequentemente cursam com sensação de dormência, formigueiros, dores tipo “choque elétrico” ou “queimadura”, diminuição da sensibilidade ou perda da força muscular. A nova área inicia atividade em janeiro de 2024.

A Neurofisiologia é uma especialidade médica que estuda o funcionamento do sistema nervoso através do registo e avaliação da atividade elétrica gerada pelo cérebro, espinal medula, nervos e músculos.

A nova Unidade vai estar localizada na sala de técnicas terapêuticas no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação no Hospital de Santo André, em Leiria, e contará com um médico fisiatra e um técnico de neurofisiologia.

De acordo com o CHL, a Unidade Funcional de Neurofisiologia estará preparada para efetuar eletromiografias, que são testes cruciais no estudo de doenças que afetam os nervos, a placa neuromuscular ou os músculos, tais como compressões das raízes nervosas cervicais e lombares (como a dor ciática), lesões de nervos dos membros superiores ou inferiores, polineuropatias (doenças que atingem vários nervos do corpo), doenças do músculo (miopatias/miosites), doenças do neurónio motor, entre outras.