Construção da nova maternidade de Santa Maria recebe visto prévio do TC

O Tribunal de Contas deu visto prévio à obra de construção do novo bloco de partos do Hospital Santa Maria, em Lisboa, no valor de mais de seis milhões de euros, anunciou o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

A decisão foi comunicada ao CHULN no final da semana passada, concluindo-se assim as etapas processuais legalmente obrigatórias para o arranque da obra no terreno.

No mês passado tinham arrancado os preparativos para as obras da nova maternidade, uma intervenção que obrigou a colocar, desde 1 de agosto, as equipas médicas de Ginecologia e Obstetrícia de Santa Maria a trabalhar no Hospital São Francisco Xavier, ao abrigo do regime de mobilidade.

Segundo o CHULN, a 1 de agosto iniciou-se o processo de desocupação dos pisos dos serviços que agora estão a funcionar no Hospital Francisco Xavier e que serão alvo de requalificação a partir deste mês de setembro.

O Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do CHULN será ampliado, requalificado e expandido, num investimento global superior a seis milhões de euros.

Até à conclusão das obras, a resposta às grávidas seguidas no CHULN é assegurada no Hospital de São Francisco Xavier, ao abrigo de um protocolo de colaboração em vigor desde 1 de agosto e “em estreita articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde”, referiu o centro hospitalar.

Na nota agora divulgada, o Conselho de Administração do CHULN reforçou o “profundo agradecimento a todas as equipas multidisciplinares dos dois centros hospitalares envolvidas nesta resposta, em particular aos profissionais de saúde que de forma resiliente asseguram os cuidados às grávidas e bebés fora do seu hospital de origem”.

O responsável lembrou que este é “um projeto estratégico” para o CHULN e “para toda a região sul do país”, que passará a ter “a maior e mais diferenciada” maternidade do país no Hospital de Santa Maria, reforçando a capacidade de resposta à mulher grávida, ao recém-nascido, acompanhantes e profissionais de saúde.

“Será uma aposta estrutural na qualidade, segurança e humanização de cuidados”, refere a nota.

O CHULN recordou que está prevista a remodelação da urgência de obstetrícia e ginecologia e a construção de 12 novos quartos de parto, dois blocos operatórios e uma sala de observações, num total de cerca de mil metros quadrados de área nova a ser construída.

Está igualmente prevista a remodelação e ampliação do internamento de puérperas, a remodelação das instalações para a ecografia obstétrica e a expansão do Serviço de Neonatologia, obras complementares que abrangem vários pisos da área Materno-Infantil do Hospital de Santa Maria.