Concluída requalificação da nova Unidade de Saúde de Alcântara

A empreitada de requalificação do edifício destinado a acolher a Unidade de Saúde de Alcântara foi concluída no início deste mês.

Esta é uma das 14 novas unidades de saúde que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo projetou, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, para melhorar o acesso dos lisboetas aos cuidados de saúde primários.

A Unidade de Saúde de Alcântara, situada junto ao Museu da Carris, dispõe de gabinetes de consulta médica, de enfermagem, salas de tratamento, de exames e de saúde oral, e serviços de apoio psicólogo e serviço social, terapia da fala e nutrição.

“O projeto procurou reaproveitar ao máximo o edificado, adaptando-o às necessidades e características de uma unidade de saúde: um pátio interior potencia a iluminação e ventilação naturais dos gabinetes e serviços, que se organizam em dois volumes laterais. A zona de acesso e circulação de utentes fica concentrada no volume central do edifício”, refere a empresa responsável pela empreitada, Teixeira, Pinto e Soares, SA, em comunicado enviado à redação.

Foi ainda requalificada a zona nascente do imóvel, reservada a parque de estacionamento e a uma via de acesso para ambulâncias e viaturas.

Lançada pela Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, EM, SA, a empreitada concretizou o projeto de arquitetura de José Possidónio, da Gima Projetos.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.