CHUSJ tem nova área no Serviço de Urgência

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, abre esta quarta-feira uma nova área de 500 metros quadrados no Serviço de Urgência que permitirá “dar mais conforto, espaçamento e privacidade” a doentes não-Covid. O investimento ronda os 300 mil euros.

“Não é para aumentar a capacidade de resposta. É para tratar com mais dignidade, conforto, espaçamento, privacidade e segurança os doentes não Covid”, disse o diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João, Nelson Pereira.

Ao longo de 500 metros quadrados estão distribuídas oito boxes individuais equipadas com aparelhos médicos e poltronas, mas que têm espaço para a colocação de macas “se necessário, embora esse não seja o objetivo imediato”, descreveu a diretora do Serviço de Urgência, Cristina Marujo.

O enfermeiro Chefe da Urgência Paulo Emílio Mota a “importância de dar privacidade aos doentes” até porque, como Nelson Pedreira também admitiu, “genericamente os serviços de urgência do país não são bons no que respeita à privacidade”, sendo essa “uma das principais queixas dos doentes, o facto de se sentirem expostos”.

Existem também mais oito gabinetes médicos num espaço que foi reformulado “não só, mas também” por causa da pandemia da Covid-19.

Pandemia antecipou empreitada da nova área

“[A obra foi] antecipada e provocada pela pandemia, mas estava pensada e sempre esteve nas nossas preocupações. É verdade que quando estamos em pandemia percebemos mais e melhor que os doentes não podem estar uns ao lado dos outros, as macas não podem estar colocadas umas ao lado das outras. Esta área não é para doentes respiratórios. Essas áreas [dedicadas a queixas respiratórias que são tratadas como suspeitos Covid] estão estabelecidas desde março e a trabalhar em pleno”, referiu Nelson Pereira.

O investimento nesta nova área, que demorou cerca de um mês e meio a ficar pronta, “mostra que o hospital não esqueceu os doentes não-Covid”, acrescentou a diretora do Serviço de Urgência.

Em média o Hospital de São João está a receber no Serviço de Urgência 430 doentes por dia, um número que Cristina Marujo referiu “não ser muito diferente dos registos do passado”.