CHUC inaugura unidade destinada ao primeiro episódio psicótico

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugurou uma unidade de internamento destinada ao primeiro episódio psicótico, que vai complementar a resposta à consulta já existente há alguns anos.

A criação da Unidade de Intervenção de Internamento do primeiro episódio psicótico (UIEP), localizada no pavilhão 8 do Hospital Sobral Cid, representa um investimento de cerca de 60 mil euros e vem complementar a resposta às psicoses, uma vez que no mesmo pavilhão já se encontra instalada a Unidade de Cuidados Avançados de Esquizofrenia resistente ao tratamento.

Nos objetivos da UIEP está considerada a oferta dum tratamento especializado em regime de internamento, disponibilizado por uma equipa multidisciplinar, assente em metodologias baseadas em evidência de eficácia neste setting clínico, a indivíduos que se encontram nas fases iniciais (“período crítico”) da sua doença psicótica.

A intervenção da UIEP será assente no princípio fundamental do recovery, que tem por base a esperança realista na recuperação e no bem-estar. “Tendo em consideração que a doença psicótica surge habitualmente numa fase precoce da vida, torna-se fundamental devolver a capacidade de os indivíduos afetados atingirem o seu potencial, apesar da eventual natureza crónica da doença”, lê-se em comunicado divulgado.

O objetivo global da unidade consiste na melhoria do prognóstico dos doentes através do acesso mais precoce possível a um programa de tratamento individualizado e específico para esta população clínica.

Decorrente da necessidade de beneficiação de algumas instalações, encontram-se também em curso os procedimentos necessários para viabilizar um conjunto de obras com a finalidade de melhorar a assistência em internamento e em ambulatório, dos doentes com patologia mental.