CHTMAD reduz fatura energética em 700 mil euros

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) obteve uma redução da fatura energética num valor de aproximadamente 700 mil euros, no seguimento dos investimentos realizados nessa área.

Este projeto, financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, teve como principal objetivo a reabilitação dos sistemas energéticos, bem como a sustentabilidade ambiental.

Assim, na Unidade Hospitalar de Vila Real foram substituídas para a tecnologia LED cerca de 6500 lâmpadas de iluminação interna e externa, uma medida que constitui uma grande poupança, tanto pela durabilidade dos materiais, como pelo menor gasto de energia e maior eficiência na iluminação.

Em simultâneo, para a produção de energia elétrica, foram instalados 2060 painéis fotovoltaicos, permitindo, desta forma, a utilização de eletricidade durante o dia sem necessidade de recurso a energia da rede.

De igual modo, para a produção de água quente para aquecimento e águas sanitárias, foram colocados 200 painéis solares, bem como caldeiras de condensação a gás e pellets.

Estruturalmente, os edifícios sofreram intervenções no revestimento e isolamento, substituindo-se os envidraçados por soluções térmicas mais eficientes, criando condições de maior conforto para os utentes e profissionais.

Para o vogal executivo do Conselho de Administração do CHTMAD, Fernando Alves, “esta intervenção no domínio da eficiência energética é deveras importante”, não apenas pelo retorno económico a curto prazo, mas também pela possibilidade de ser adicionado um maior conforto e segurança aos utentes.

“Acresce a isto a possibilidade de trabalharmos numa ótica de sustentabilidade que constitui, atualmente, uma grande preocupação para quem tem responsabilidades de gestão”, concluiu.

A implementação de um projeto idêntico já começa a ser delineado para a Unidade Hospitalar de Chaves, concretizando-se, assim, este projeto de eficiência energética em todas as unidades do CHTMAD.