CHBM investe dois milhões na ampliação da UCI

As instalações da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vão ser ampliadas, tendo as obras tido início na passada semana.

O investimento, na ordem dos dois milhões de euros, prevê a beneficiação do espaço existente, expansão do serviço e capacitação tecnológica da UCI, permitindo o isolamento de até seis doentes em simultâneo, dois dos quais em quartos com pressão negativa.

Atualmente a unidade dispõe de cinco camas de cuidados intensivos, em área de open space, servindo diretamente na sua área de influência a população dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, num total de mais de 216 mil habitantes.

Esta intervenção permitirá aumentar a lotação da unidade para 11 camas (nível II e nível III), apetrechando o centro hospitalar de uma infraestrutura “mais adequada à intensidade dos cuidados prestados aos doentes em situação crítica e permitindo, adicionalmente, que a UCI passe a dispor de idoneidade formativa em medicina intensiva, para médicos em formação noutras especialidades”, lê-se em comunicado divulgado.

Segundo o CHBM, com a implementação do presente projeto, criam-se condições físicas para que a UCI venha a aumentar gradualmente a sua atividade, quer no número de internamentos, quer na complexidade dos doentes internados.

“É ainda expetável que seja possível reduzir os tempos médios para cirurgias mais complexas e em doentes com níveis de severidade superiores, atendendo ao aumento potencial da disponibilidade de cama em UCI para o pós-operatório imediato”, acrescentou o CHBM.

Para o responsável da UCI, Paulo André, esta intervenção significa “o início de um processo de melhoria que deverá conduzir a uma maior diferenciação da UCI, essencial para aumentar a qualidade da assistência aos doentes em estado crítico que acorrem ao CHBM”.