CHBM investe 700 mil euros na instalação de campo fotovoltaico

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai instalar um campo fotovoltaico (painéis solares) no Hospital de Nossa Senhora do Rosário (HNSR), no Barreiro, uma intervenção com um investimento de cerca de 700 mil euros, realizada no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Esta obra, que acontece no parque de estacionamento III (junto à entrada secundária do hospital), decorrerá em duas fases e irá dotar o HNSR de uma capacidade de produção de energia elétrica, que contribuirá para uma redução significativa da fatura de eletricidade.

Esta é a quinta intervenção feita no âmbito do POSEUR que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética.

Ao abrigo deste programa, o HNSR já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED (investimento de mais de 435 mil euros); melhorou o isolamento das coberturas (investimento de mais de 900 mil euros); substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers (investimento de um milhão de euros); e substituiu as atuais caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação (investimento de cerca de 240 mil euros).

Estão ainda previstas as seguintes medidas: novos fancoils para climatização das enfermarias e instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC).

A candidatura do CHBM ao POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de dióxido de carbono, melhorando as condições térmicas do edifício e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes na instituição.

Prevê-se que o investimento feito com este programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45 por cento de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros por ano.