Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha foi requalificado

Fotografia: SNS

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, no dia 27 de março, as novas instalações do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha após obras de requalificação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A unidade sofreu um investimento de 900 mil euros financiados por fundos comunitários e pela autarquia e é um dos 26 centros de saúde já renovados pelo PRR no Serviço Nacional de Saúde (SNS), de um total de 475 projetos em curso, a que acresce a construção de 129 centros de saúde de raiz.

Na inauguração, o ministro da Saúde sublinhou que as novas instalações são um bom exemplo daquele que é o maior ciclo de investimento nos cuidados primários do SNS. “Temos em toda esta região um programa muito bonito de requalificação das instalações, que nos próximos anos vão servir melhor as pessoas e ajudar a atrair mais profissionais”, afirmou.

São também um bom exemplo da importância da descentralização de competências na saúde, acrescentou, defendendo que os municípios poderão ser mais eficazes na gestão das infraestruturas nos seus territórios do que o Estado central.

Para Manuel Pizarro, com a criação das Unidades Locais de Saúde (ULS), existem condições para reforçar a resposta à população e integrar os diferentes níveis de cuidados. O ministro da Saúde aludiu à reforma organizativa em curso no SNS, desde janeiro de 2024 com 39 ULS.

“Reforçar e preservar o SNS não é manter tudo na mesma. Temos de nos adaptar. Durante os 50 anos da democracia e 45 anos do SNS, a esperança de vida aumentou 13 anos. Temos uma população mais envelhecida e com mais necessidades. Temos de preparar e sofisticar os nossos serviços para esta resposta aumentada”, concluiu o ministro da Saúde.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.