Centro Materno Infantil de Gaia abre no final do mês

O Centro Materno Infantil do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) deverá estar a funcionar com todas as valências até final deste mês de janeiro.

“Projetamos que no período máximo de 34 semanas (final de janeiro) esteja aberto na sua totalidade, com um custo total de 14 milhões de euros, sendo o atraso atual resultado das dificuldades sentidas mundialmente na entrega de materiais”, lê-se na nota divulgada pelo CHVNG/E.

O centro hospitalar recordou estar o “internamento (pediatria) aberto desde o passado dia 22 de dezembro” e que as “restantes valências serão transferidas no início deste ano”.

A nova área materno infantil terá um serviço de urgência obstétrica e ginecológica, um bloco de partos com nove salas individuais, um bloco operatório contíguo a esta sala e uma unidade de neonatologia com cuidados intensivos neonatais equipada com 14 boxes e dois quartos de isolamento com pressão negativa.

Para o centro hospitalar, esta infraestrutura terá um “incomensurável impacto”, dado que a ginecologia responde a mais de 161 mil mulheres e a obstetrícia a mais de 75 mil em idade fértil, residentes na área de abrangência.

Já o serviço de cirurgia pediátrica serve cerca de 120 mil crianças e jovens, refere o CHVNG/E na mesma nota.