ARSLVT investe em novos centros de saúde e informática

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo encontra-se a concretizar um conjunto de investimentos em instalações e outros projetos, que deverão ficar concluídos, maioritariamente, até 2019, segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde.

A renovação e requalificação total das instalações dos cuidados de saúde primários na região, que será feita num esforço concertado entre municípios e recurso a fundos comunitários, vai permitir, até 2019, a abertura de 53 novos centros de saúde e a renovação de cerca de 30 unidades.

No sentido de procurar garantir mais conforto nos espaços de saúde, a ARSLVT vai renovar os sistemas de climatização das unidades com mais carências. O parque informático também será alvo de renovação, com a instalação de mais de 6 mil computadores e dezenas de quiosques de atendimento informatizado. No que aos meios informáticos diz respeito, a telesaúde também será dinamizada. Depois do telerrastreio dermatológico, em vigor em 11 ACES da ARSLVT, foi implementado um projeto de teleconsulta de Nefrologia pelo ACES Oeste Norte e pelo Centro Hospitalar Lisboa Norte. Há, ainda, um outro projeto-piloto em curso no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, desde novembro de 2016, no âmbito da insuficiência cardíaca crónica e do status pós enfarte agudo do miocárdio.

Pretende-se, com este trabalho de requalificação e modernização das unidades de saúde, proporcionar melhores cuidados de saúde a mais de 1,4 milhões de pessoas desta região de saúde e melhores condições de trabalho aos mais de 8.500 trabalhadores da ARSLVT, num investimento global de cerca de 64 milhões de euros.