Ala pediátrica do CHUSJ deve abrir já em novembro

A ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, deve começar a receber crianças em novembro, uma informação que foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração, Fernando Araújo.

De acordo com o responsável, as obras deveriam terminar no final do ano, mas devem estar concluídas antes dessa data. “Em novembro já vamos ter aqui as crianças”, adiantou o dirigente.

Fernando Araújo sublinhou que os prazos e orçamentos vão ser cumpridos, o que considera “muito importante como sinal, do ponto de vista público, de cumprir com uma promessa feita há dois anos nesse sentido”.

O administrador referiu ainda que, “para os doentes, crianças, pais das crianças, e para os profissionais, é uma alegria ver finalmente este projeto concluído”.

A nova ala pediátrica do CHUSJ está orçada em aproximadamente 25 milhões de euros e terá capacidade para cerca de cem camas.

Entre outras valências, neste novo equipamento será instalada a primeira unidade de queimados pediátrica do Norte. Somam-se valências como a cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e resposta a doentes neurocríticos.

A ala pediátrica, cuja obra arrancou a 1 de outubro de 2019, terá cinco pisos e mais dois subterrâneos.