Águeda avança com requalificação da Unidade de Saúde de Travassô

Fotografia: Câmara Municipal de Águeda

A Câmara de Águeda, no distrito de Aveiro, vai financiar na totalidade a requalificação da Unidade de Saúde de Travassô, num investimento de 334.540 euros.

A obra irá edificar novas e modernas instalações de saúde no piso inferior, onde serão construídos dois gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem, enfermaria, áreas sociais e de apoio, secretária, entre outros.

O acordo financeiro, que garante a execução da obra, foi assinado entre a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, responsável pela intervenção.

Para o presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Neves, esta obra irá resolver o “maior problema” em matéria de condições de saúde do concelho de Águeda, mas também de toda a região.

“É incompreensível que o posto médico de Travassô tenha estado cerca de 40 anos num espaço provisório, num segundo andar sem elevador e com a falta de condições que todos sabemos. Este novo edifício virá duplicar a capacidade de utentes, mas também criará modernas instalações para utentes e profissionais puderem usufruir com toda a dignidade”, acrescentou o autarca.

A obra deverá ser executada no prazo de 12 meses, nos termos estabelecidos no plano de trabalhos e no cronograma financeiro, sendo que a Câmara de Águeda assegura o financiamento de 185 mil euros este ano e os restantes em 2022.

“Este apoio que concedemos à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira possibilita que as obras arranquem o mais breve possível e é resultado de uma parceria institucional, como as que fazemos com todas as freguesias do concelho, no sentido de dar uma resposta adequada às necessidades e anseios das populações”, frisou o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida.

A par da verba atribuída à União de Freguesias, a Câmara de Águeda comparticipa ainda com 11.500 euros para as despesas relativas às obras de adaptação do edifício da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para instalação de uma unidade de saúde provisória, que irá garantir a prestação de cuidados de saúde à população local enquanto decorrem as obras de requalificação em Travassô.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.