Aprovado concurso para o novo hospital de Lisboa

Foi aprovado, em Diário da República, o lançamento da parceria público-privada para a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, manutenção e exploração do Hospital de Lisboa Oriental. O Despacho aprova também, embora sujeito à prévia autorização da despesa, o lançamento do concurso público tendente à celebração do respetivo contrato para este procedimento.

O júri do procedimento será presidido por Ana Sofia Fernandes, membro da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos.

O executivo considera o novo hospital como uma iniciativa essencial para a obtenção de ganhos de racionalidade e eficiência no desempenho e funcionamento da rede hospitalar de Lisboa. Pretende-se que a nova unidade seja capaz de absorver a oferta de cuidados de saúde correspondente à maior parte da área de influência do Centro Hospitalar de Lisboa Central, que atualmente é assegurada pelo Hospital de São José, Hospital de Santa Marta, Hospital de Santo António dos Capuchos, Hospital de Dona Estefânia, Maternidade Dr. Alfredo da Costa e Hospital Curry Cabral, unidades “dispersas fisicamente pelo centro da cidade de Lisboa e cujas instalações se revelam desajustadas àquelas que são as necessidades atuais da prestação de cuidados de saúde”, lê-se no despacho.

Para a Presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Ana Escoval, trata-se de um “marco histórico”, que assinala o início do “processo de substituição de seis velhas unidades de saúde do centro de Lisboa”. A dirigente espera ainda que o júri receba “boas propostas e que todo o concurso internacional corra de forma célere, sem contratempos, de forma a dar aos cidadãos o que há muito anseiam”.

Consulte o despacho em https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/114251184/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=114251178

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.