Doença renal: novo serviço para encontrar dadores compatíveis

Foto sasint / pixabay
KEPsoft Collaborative é uma spin-off do INESC TEC que irá fornecer software e serviços para aumentar as possibilidades de pacientes renais encontrarem, em qualquer lugar do mundo, dadores de rim compatíveis
O projeto é de um grupo de investigadores de quatro instituições europeias sem fins lucrativos, que avançaram com a criação de uma empresa que irá ampliar as oportunidades dos pacientes com doença renal crónica (DRC) na procura de dadores compatíveis para transplante.
Segundo explica o INESC TEC em comunicado, “o software em causa tem sido utilizado, em fase de teste, por algumas organizações parceiras, que coordenam programas de doação renal cruzada (KEP, do inglês “Kidney Exchange Programmes”) para identificar compatibilidade entre pacientes e potenciais dadores numa população e otimizar o número de transplantes que podem ser realizados”.
Em comparação com o transplante de dador cadáver, o transplante de dador vivo apresenta resultados melhores a longo prazo para os pacientes que o recebem. No entanto, incompatibilidade sanguínea e/ou de tecidos entre dador e paciente pode impedir que um dador vivo doe um rim a um ente querido necessitado.
Os KEP ajudam a desbloquear este impasse, permitindo que os pacientes que necessitam de um transplante de rim, e que têm um dador disponível, mas incompatível, “troquem” os seus dadores, levando a um ciclo de transplantes.
Em termos práticos, os dadores que se voluntariam para doar órgãos a alguém que conhecem, mas com quem não são compatíveis, podem, com a ajuda destes programas, descobrir desconhecidos com os quais são compatíveis e permitir que um paciente que, de outra forma não o seria, possa receber um transplante.
Inicialmente, o foco da KEPsoft Collaborative estará nas organizações europeias de transplantação, mas planeia colaboração futura com organizações fora da Europa, onde ainda existem muitos países sem KEP. Estima-se que aproximadamente 850 milhões de pessoas em todo o mundo tenham doença renal.
Outros artigos que lhe podem interessar