SNS lança nova aplicação

Christina Genet

A aplicação, lançada no passado dia 23 de julho, integra novos serviços digitais, como o acesso aos cheques-dentista e a marcação de consultas em cuidados de saúde primários.

O SNS 24 aproveitou o seu oitavo aniversário, no dia 23 de julho, para apresentar a sua nova App e o novo portal SNS 24 durante um evento no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa. Estes serviços digitais são o resultado de um investimento superior a 1,5 milhões de euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A App apresenta várias novidades, entre as quais a possibilidade de agendar consultas em cuidados de saúde primários e de aceder aos cheques-dentista. Com a sua interface renovada, também permite o acesso até 10 utilizadores diferentes. Quanto ao site, oferece várias funcionalidades digitais, como a autodeclaração de doença e a respetiva validação, a marcação de consultas, a renovação da medicação habitual e a possibilidade de realizar teleconsultas através da Linha SNS 24 ou das Unidades SNS.

A aplicação pode ser descarregada em smartphones e tablets com os sistemas operativos iOS (versão igual ou superior a 24), Android (versão igual ou superior a 15.1) e Huawei (versão igual ou superior a 24). O início de sessão pode ser feito através da Chave Móvel Digital ou utilizando o número de utente do SNS.

No entanto, a nova App registou alguns problemas de acesso desde o seu lançamento. O serviço digital esteve temporariamente indisponível para vários utentes, outros não conseguiram aceder a certas receitas ou tiveram dificuldades na inserção de informação. Num comunicado publicado no passado dia 8 de agosto, o Serviço Nacional de Saúde reconheceu os constrangimentos e garantiu que está a resolver as falhas. Em caso de problemas persistentes, recomenda o contacto com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.