Plataforma para reduzir sobreutilização das urgências

FOTO ERIEL EZEQUIEL REYES SAVIÑON/ UNSPLASH

HUMAI – High Users Management with AI visa a criação de uma plataforma digital inteligente e preditiva que permita identificar atempadamente os utentes que mais recorrem às urgências e que têm maior risco de se tornarem utilizadores frequentes

A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT e o Value for Health CoLAB estão a desenvolver um projeto de investigação que vai combinar Inteligência Artificial (IA) e dados reais numa plataforma. HUMAI é um projeto nacional que integra tecnologia e saúde, gerando impacto social ao enfrentar um dos maiores desafios do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – a sobreutilização dos serviços de urgência por parte de utilizadores frequentes. 

Através de soluções personalizadas pretende-se promover uma gestão da prestação de cuidados de saúde mais eficiente e centrada no doente.

Em comunicado, as entidades envolvidas informam que o projeto dá continuidade ao trabalho já iniciado pelo Grupo de Resolução de Utilizadores Muito Frequentes (GRHU), uma parceria que nasceu em 2016, entre o Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal e que obteve resultados significativos: menos 51 % de episódios de urgência e internamentos de utentes frequentes e uma redução de 44 % nos custos associados ao acompanhamento destes utentes, segundo balanço realizado em 2021.

A partir deste conhecimento acumulado, o HUMAI pretende agora escalar a solução a nível nacional, através de algoritmos preditivos e ciência de dados, criando um modelo replicável noutras unidades do SNS. A plataforma contará com o apoio de equipas multidisciplinares e vai integrar dados clínicos, com o objetivo de tornar o SNS mais eficiente, sustentável e focado nas necessidades reais das pessoas.

“O GRHU tem apresentado um impacto muito positivo ao longo destes anos e com este novo projeto poderá ver aumentada a sua eficácia. Estamos convictos que o HUMAI, atuando de forma preventiva, permitirá melhorar ainda mais os cuidados prestados aos nossos utentes e otimizar a resposta do Serviço de Urgência Geral do Hospital Garcia de Orta, promovendo ganhos em saúde”, sublinha Pedro Correia Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS, citado no comunicado.

O HUMAI é financiado no âmbito do programa da União Europeia – NextGenerationEU através do investimento RE-C05-i08 – “Ciência Mais Digital” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Call Artificial Intelligence, Data Science and Cybersecurity of relevance to Public Administration, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.