Parceria entre GS1 e Google Lens vai facilitar leitura de códigos de medicamentos

 

FOTO BRETT JORDAN/ UNSPLASH

A GS1, organização global responsável pelo Sistema de Standards, anunciou uma nova colaboração com a Google. Esta parceria vai permitir que os códigos GS1 Data Matrix – já presentes em milhões de embalagens de medicamentos – sejam lidos e reconhecidos pelo Google Lens, a ferramenta de pesquisa visual da tecnológica

Com esta funcionalidade, doentes, cuidadores e profissionais de saúde vão poder usar os seus smartphones para ler os códigos e aceder instantaneamente a informação fidedigna sobre o produto, como os folhetos informativos eletrónicos (ePILs).  

A funcionalidade já está disponível no Google Lens e a amplitude da informação acessível dependerá apenas da adesão dos fabricantes. A GS1 está a colaborar ativamente com várias empresas em todo o mundo para implementar esta funcionalidade, incentivando todos os fabricantes da indústria farmacêutica e de dispositivos médicos a disponibilizarem online a informação dos seus produtos. O objetivo é que todos os doentes, em qualquer lugar, possam beneficiar desta inovação.

O código GS1 Data Matrix contém detalhes como o número de lote, a data de validade e identificadores únicos — informação-chave exigida pela regulamentação em mais de 70 países. Atualmente, mais de 16 mil milhões de embalagens de medicamentos nos EUA e na União Europeia já apresentam estes códigos.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.