Hospital de Ovar desmaterializa registos no Bloco Operatório

A plataforma Patient.Care (BSIMPLE), recentemente instalada no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), permite desmaterializar os registos no Bloco Operatório, aprofundando, desta forma, o processo que decorre nesta unidade no âmbito do projeto HOSP: Hospital de Ovar sem Papel.
“Este projeto em concreto consiste na adoção de uma solução informática que visa estender o nosso processo de desmaterialização ao ambiente do bloco operatório”, disse o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.
“Pretende-se com esta aplicação dotar o serviço de anestesiologia de um registo clínico que, de uma forma automatizada, recolhe dados dos diferentes dispositivos existentes, facilitando a prática clínica aos profissionais de saúde”, salientou a responsável médica do Bloco Operatório e Serviços Cirúrgicos, Eulália Sá.
Este sistema – desenvolvido em colaboração com equipas médicas e de enfermagem – destaca-se pela forma como trata e apresenta os dados clínicos e administrativos; pela facilidade de adaptação e parametrização; pela interoperabilidade com os vários dispositivos e sistemas existentes; e pela capacidade em se adaptar a novas realidades que surjam no dia-a-dia do contexto cirúrgico.
A facilidade com que se consegue obter relatórios estatísticos, que tanto servem para a gestão, estudos clínicos, publicações ou controlo de diferentes áreas da unidade, são também uma mais-valia desta plataforma.
Outros artigos que lhe podem interessar