HFZ-Ovar disponibiliza eletronicamente resultados dos MCDT

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) passou a integrar a lista de entidades prestadoras a partilhar eletronicamente os resultados de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), uma iniciativa que se insere no projeto “Exames Sem Papel”.

“Este é, sem dúvida, mais um passo importante no processo de desmaterialização que iniciámos, em 2017, com o lançamento projeto-piloto e estruturante ‘HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel’”, referiu o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

Para o responsável, esta funcionalidade vem potenciar “a aproximação do médico ao cidadão, uma vez que o HFZ-Ovar disponibiliza, a partir de agora, os resultados dos MCDT de forma eletrónica, quer para o utente quer para o profissional, através do Portal do SNS”.

“Exames Sem Papel” é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de MCDT, bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital.

Esta iniciativa tem como objetivo “potencializar a aproximação do médico ao cidadão, a redução de desperdício na prestação de MCDT, a desburocratização e uma maior segurança para todos os intervenientes”, sublinhou o consultor de tecnologias de informação no HFZ-Ovar, Rui Parreira, salientando que a medida está enquadrada no projeto “Hospital do Futuro: A interoperabilidade digital”.

O projeto “Hospital do Futuro: A interoperabilidade digital”, cofinanciado pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-05-5762-FSE-000265), visa reforçar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.