CHUSJ desenvolve aplicação para emergência pediátrica

O Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), em colaboração com o Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e com o apoio do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolveu uma aplicação de apoio clínico para a Sala de Emergência Pediátrica.
O objetivo passa por melhorar o processo assistencial, agilizando o trabalho médico e de enfermagem.
O diretor do Serviço de Urgência Pediátrica do CHUSJ, Ruben Rocha, explicou que “a aplicação sugere as doses dos fármacos de emergência adaptadas ao peso do doente, as diluições para os respetivos fármacos, fornece os valores normais dos sinais vitais tendo em conta a idade e indica os dispositivos médicos que melhor se poderiam adaptar ao doente”.
De acordo com o clínico, a aplicação fornece, ainda, aos profissionais, uma lista de algoritmos para as situações mais frequentes encontradas na Emergência Pediátrica.
“Funciona com recurso a dois ecrãs, onde são projetadas as doses dos fármacos, os sinais vitais normais e os algoritmos”, referiu ainda Ruben Rocha.
Outros artigos que lhe podem interessar