ULS Coimbra disponibiliza exames do Hospital de Cantanhede aos Centros de Saúde
- 04 junho 2024, terça-feira
- Gestão
Fotografia: ULS Coimbra
Foi acordado o apoio permanente de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), raio-x e análises clínicas do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede, da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), à consulta de doença aguda a realizar nos Centros de Saúde de Cantanhede, Mira e Mealhada.
Trata-se de uma medida que, segundo os responsáveis, quer “garantir e melhorar o acesso dos habitantes da região aos cuidados de saúde de que necessitam, sem terem que sair da sua zona de residência”.
“Esta é uma resposta integrada à população, com grande importância e grande impacto na vida das pessoas, uma vez que irá disponibilizar uma resposta de primeira linha e de proximidade à situação de doença aguda”, frisou o presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, citado em comunicado.
“Quando falamos da integração de cuidados de saúde é disto que falamos: disponibilizar às populações mais e melhores cuidados de saúde, evitando deslocações desnecessárias às urgências e aos grandes centros hospitalares, distantes da sua zona de residência”, acrescentou o responsável.
Para a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Coimbra, Almerinda Rodrigues, este é mais um esforço no sentido de oferecer serviços integrados e de proximidade. A diretora clínica acrescentou que o esforço será sempre no sentido da “otimização de recursos e da valorização da proximidade, no cuidado à população”.
A resposta está disponível 365 dias por ano, estando previsto o funcionamento da consulta e dos MCDTs nos seguintes horários: nos dias úteis das 8 horas às 20 horas, e nos fins-de-semana e feriados, das 10 horas às 20 horas.
Outros artigos que lhe podem interessar