Serviço de Urgência de Águeda tem novas instalações
Fotografia: SNS
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, a 27 de março, as novas instalações da Urgência Básica do Hospital Conde de Sucena, em Águeda.
Depois de um investimento de 1,6 milhões de euros, financiado pelo PT2020, o Serviço de Urgência que serve a população de Águeda, Anadia, Albergaria e Sever do Vouga tem novas condições para os utentes e melhores acessibilidades.
A presidir a inauguração, o ministro da Saúde sublinhou que é essencial manter a resposta de proximidade no SNS, de que é exemplo esta unidade. “Precisamos de centralizar nas áreas mais diferenciadas, em que isso nos permite obter melhores resultados, mas não podemos nunca perder a escala da proximidade”, afirmou.
O governante insistiu na necessidade de consolidar mudanças importantes no setor da saúde em Portugal, nomeadamente diminuir o recurso evitável aos serviços de urgência em situações não urgentes e investir cada vez mais na promoção da saúde, “que poderá ser a grande conquista deste século”.
Manuel Pizarro sublinhou que a criação das ULS e o trabalho que está em curso é uma oportunidade nesse sentido, a par do maior envolvimento das autarquias com a descentralização de competências na área da saúde, que abrange 189 municípios.
“O SNS é uma construção extraordinária da democracia portuguesa”, afirmou o ministro da Saúde, defendendo a importância de unir esforços para preservar e reforçar o serviço público de saúde.
Outros artigos que lhe podem interessar