Robótica em Cuidados de Saúde
Com o avanço significativo da tecnologia na busca por soluções realmente valiosas para a vida das pessoas, surgem os robôs dotados de inteligência tecnológica artificial, que são cada vez mais procurados para prestar cuidados de saúde a doentes acamados, idosos, ou pessoas com limitações físicas.
Com a pandemia, diversos hospitais elaboraram estratégias e associaram-se a projetos inovadores de robótica que têm como objetivo a desinfeção de espaços hospitalares com recurso a tecnologia autónoma de ponta.
Também na área da cirurgia médica, surgem os robôs manipulados por médicos especializados para a realização de diversas operações, tais como incisões e ressecções, através de controladores idênticos aos das consolas de videojogos.
Nas áreas críticas (Bloco Operatório e U.C.I.), as empresas tecnológicas avançam com projetos inovadores na área de imagem médica que incluem, entre outros, a Integração Nível II com Navegação Gestual nas salas operatórias e a Conectividade nos Cuidados Intensivos.
Em suma, a utilização de robôs para obtenção de melhorias de produtividade é uma tendência crescente na indústria, e é uma das soluções que pode ser explorada para resolver algumas das dificuldades apontadas no setor da saúde.
Contudo, a Inteligência Artificial e os robôs sociais nos cuidados de saúde trazem um novo campo de investigação interdisciplinar que, inevitavelmente, produzirá códigos de ética e regulamentos a fim de assegurar a proteção para profissionais de saúde e pacientes. Esta é outra face e uma nova fronteira que as novas gerações terão de ultrapassar, e um novo desafio para os engenheiros hospitalares, que terão de desenvolver um plano de crescimento para um futuro sustentável, tendo como base as novas tecnologias e a transformação digital das empresas e hospitais com vista a humanizá-las para o bem comum e não apenas para atender demandas industriais, económicas ou empresariais específicas.
O dossier da presente edição da TecnoHospital é dedicado a “Robótica em Cuidados de Saúde”, e conta com a colaboração de profissionais de diversas áreas, que nos dão uma abordagem a vários temas da maior atualidade e interesse, nomeadamente: Robôs cirúrgicos; Robôs para reabilitação; Robôs de assistência; e Robôs para logística hospitalar.
Boa leitura e um Bom Ano Novo!
Em colaboração com Luís Duarte
Membro do Conselho de Redação da TecnoHospital
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt
Outros artigos que lhe podem interessar