Linha SNS 24 já atendeu mais de 1M de chamadas em 2024
Fotografia: SPMS
A linha SNS 24 atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas este ano, quase o dobro do mesmo período do ano passado, em que foram atendidas mais de 615 mil chamadas.
Os dados revelam que o mês de janeiro foi o mês com mais atendimentos, ultrapassando os 271 mil, seguido de março, com mais de 264 mil chamadas e abril registou mais de 257 mil atendimentos. Já neste mês de maio, até ao dia 23, foram atendidas mais de 200 mil chamadas.
De acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em média, o SNS 24 atendeu este ano, por dia, cerca de 8 200 chamadas.
Através do contacto telefónico para o SNS 24, o Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento avalia e orienta os cidadãos perante um problema de saúde não emergente, por exemplo, tosse, febre, dor ligeira a moderada, náuseas, entre outros.
A triagem realizada pelo SNS 24 é realizada de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.
Para promover o uso adequado dos serviços de saúde, a SPMS tem promovido várias campanhas de comunicação e literacia em saúde. Estas campanhas visam sensibilizar os cidadãos para a importância de não recorrerem às urgências sem a referenciação prévia do SNS 24.
Outros artigos que lhe podem interessar